loader

Dez cuidados ao praticar atividades físicas que talvez você não saiba

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Quase todo mundo sabe que praticar exercícios físicos regularmente faz bem ao corpo e à mente. O que muitas pessoas ficam em dúvida é sobre os cuidados que devemos ter antes, durante e depois dos exercícios.

Preciso passar pelo médico? Devo ou não me alimentar antes da prática? E depois? Quantas vezes por semana devo me exercitar? Essas são algumas das questões mais frequentes relacionadas à prática de exercícios físicos.

por isso, trouxemos dez cuidados ao praticar atividades físicas que talvez você não saiba. Vamos lá!


1- Fazer um check-up antes de iniciar qualquer modalidade de exercício: pensou que só para a prática de atividades mais pesadas era necessário passar pelo médico, né? Não é bem assim. O ideal é fazer um check-up antes de iniciar qualquer prática, mesmo que seja uma caminhada e verificar se está liberada. Melhor começar certo e evitar qualquer problema futuro.

2- Escolha a atividade que vá praticar sempre: para que surtam os efeitos que você deseja, os exercícios físicos precisam ser realizados com frequência. Exercícios feitos em intervalos de tempo muito longos podem ser perigosos à saúde. Por isso, na hora de escolher uma atividade física, procure alguma modalidade de que goste e te desperte a vontade de praticar sempre.

3- Alongamento antes e depois da atividade física: muita gente costuma alongar-se apenas antes da atividade, mas o correto é alongar-se, também, após a prática, para eliminar a tensão que o esforço muscular gera.

4- Alimente-se antes de treinar: praticar exercícios físicos de barriga vazia pode ser muito perigoso e gerar mal-estar. A alimentação vai variar muito de pessoa para pessoa, do tipo de atividade, entre outros fatores. Recomenda-se alimentar-se em média duas horas antes dos exercícios, com uma refeição leve e equilibrada.

5- Roupa adequada: roupas e calçados inadequados podem colocar sua saúde em risco. É muito importante o uso de roupas leves, que te possibilitem transpirar adequadamente. O calçado também deve ser próprio para a atividade em questão; caso contrário, pode causar impactos negativos nas articulações, pé, tornozelo e joelho.

6- Controlar a temperatura: altas temperaturas geram um desgaste maior e podem levar à desidratação. Por isso, muito cuidado com a prática de exercícios após as 10 horas da manhã e antes das 16 horas, principalmente se forem ao ar livre.

7- Cuidado com o cansaço: está muito cansado? Evite atividades intensas quando o corpo e/ou a mente estão cansados, pois o corpo fica com o batimento cardíaco mais acelerado. Nesses dias, prefira sempre um treino moderado a leve.

8- Hidratação antes, durante e depois: pelo menos duas horas antes do exercício, procure ingerir de 250 a 600 ml de água. Lembre-se de se hidratar durante a atividade física em intervalos médios de 20 minutos. Depois dos exercícios, lembre-se de manter a hidratação.

9- Nunca se automedique: caso sinta qualquer desconforto durante ou após uma atividade física, procure um médico. A automedicação é sempre muito perigosa.

10- Faça um treino adaptativo: a vontade de exercitar-se pode ser grande, mas é necessário respeitar o corpo e fazer um treino adaptativo, para que o corpo se acostume com a prática.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Comente com seu Facebook: