loader

Redes sociais e trabalho: como evitar conflitos?

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

As redes sociais online já fazem parte da vida de mais de 86% dos brasileiros com acesso à internet, segundo o Ibope. Nesses espaços, o usuário se conecta com amigos, compartilha informações e divide um pouco do seu dia a dia.

muriel-blog-post-50
O problema acontece quando algumas pessoas extrapolam e esquecem que o que é publicado em uma rede social possui consequências reais. Os perfis pessoais são extensões da vida aqui fora e, por isso, refletem a personalidade do usuário, seus gostos, visões, valores.
Não é novidade que empresas estão de olho no que as pessoas estão falando na internet e isso tem gerado consequências positivas e negativas em suas carreiras. A mesma etiqueta que se deve ter na vida real, com relação ao trabalho, se deve ter na internet.
E devemos lembrar que uma coisa postada na internet pode ter um alcance inimaginável e não tem como ser apagada definitivamente.

O que não compartilhar nas redes sociais
Manter a postura em relação ao seu empregador nas redes sociais faz parte de uma boa relação de trabalho. Pense e repense sempre antes de publicar qualquer coisa. Lembre-se que você é representante do local onde trabalha e pode prejudicar seriamente sua carreira e negócio com postagens inadequadas.

– Evite falar em nome da empresa ou fazer comentários do que acontece internamente. Não reclame do trabalho, salário ou condições de trabalho, esse tipo de assunto deve sempre ser tratado em sigilo.

– Cuidado com as piadinhas e brincadeiras com os colegas de trabalho, mesmo que não cite nomes ou ocasiões.

– Preste atenção também nas postagens sobre sua vida pessoal. Sua imagem pessoal, acaba refletindo em sua imagem também como profissional.

O que devo compartilhar nas redes sociais
Por outro lado, se bem usadas, as redes sociais podem se tornar uma ótima vitrine profissional e um local eficaz de se fazer um bom networking. Por isso, além dos cuidados com o que não postar, também preste atenção ao que posta.

– Compartilhe informações relevantes sobre sua área de atuação, indicando links úteis e fazendo comentários pessoais e interessantes sobre o assunto.

– Cuidado com os erros de português. Sempre leia e releia antes de postar.

– Faça contatos, comente em postagens de outros profissionais, sempre acrescentando alguma informação útil.

– Caso for compartilhar algo da vida pessoal, faça uma análise crítica antes de qualquer postagem.

Durante o expediente, evite ficar conectado as redes sociais, foque em seu trabalho e reserve um tempo, na hora do almoço ou do lanche, por exemplo, para checá-las. Foque no que interessa, no que trará benefícios a você como profissional.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comente com seu Facebook: